Go Green na Bristol-Myers Squibb

Quando se trata de defender o ambiente, a Bristol-Myers Squibb é um líder entre as companhias cotadas em bolsa.

A transformação numa Companhia Biofarmacêutica líder de nova geração inclui um forte alinhamento com práticas do negócio ecológicas e sustentáveis, razão pela qual a Bristol-Myers Squibb ganhou a primeira posição na lista dos “Melhores Cidadãos Corporativos” em 2012, compilada todos os anos pela revista The Corporate Responsibility Officer CRO Magazine.

A revista CRO analisou as maiores companhias cotadas em bolsa nos EUA para determinar as líderes de topo em sete categorias: ambiente, alterações climáticas, direitos humanos, filantropia, relações laborais, finanças e governo. “Orgulhamo-nos de, mais uma vez, estarmos em 1.º lugar na lista anual dos 100 Melhores Cidadãos Corporativos da CR Magazine”, afirma Susan Voigt, vice-presidente para as áreas do ambiente, saúde, segurança e sustentabilidade da Bristol-Myers Squibb. “A nossa classificação máxima nesta lista e em listas semelhantes ano após ano é o reconhecimento do impacto positivo que os compromissos da nossa companhia para com a promoção da sustentabilidade económica, social e ambiental têm nos nossos doentes, clientes, colaboradores, acionistas, comunidades globais e no ambiente. Na Bristol-Myers Squibb, a responsabilidade corporativa é parte integrante da forma como fazemos negócios diariamente”, afirma Voigt. “Comprometemo-nos, por escrito, a atuar de acordo com elevados padrões de comportamento ético e a promover uma cidadania conscienciosa que melhore a saúde e promova a sustentabilidade económica, social e ambiental.”

Alguns exemplos das inovações Go Green na Bristol-Myers Squibb incluem:

Promoção de Química Ecológica
Continuamos empenhados em minimizar a utilização de químicos perigosos. O nosso programa de Química Ecológica inclui um processo livre da utilização de solventes, por forma a que os nossos cientistas não tenham de manusear e eliminar resíduos com grandes conteúdos de solventes. São realizadas revisões relativas à Química Ecológica a produtos em desenvolvimento para identificar oportunidades de substituição de materiais perigosos e, assim, alcançar um impacto positivo em termos de segurança dos colaboradores, custos de produção e ambiente.

Uma Frota mais Ecológica Aumenta a Economia de Combustível
As operações com a nossa frota estão a trabalhar no sentido de reduzir o consumo de combustíveis fósseis de várias maneiras, por exemplo, utilizando veículos híbridos e de maior quilometragem.

Experimentando Energias Alternativas
A utilização de painéis solares em unidades da Bristol-Myers Squibb permite reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.

Instalações Ecológicas
Os conceitos de edifícios ecológicos foram integrados nas recomendações relativas aos projetos de engenharia da companhia e os critérios do Sistema de Classificação de Edifícios Ecológicos LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) são considerados e implementados, sempre que apropriado, em todos os projetos.

Conservação do Habitat e Ajuda às Espécies Ameaçadas
Temos apoiado a conservação do habitat nos vários países em que operamos. Estes esforços têm permitido a conservação de vários habitats, incluindo florestas, pradarias, pântanos, zonas de paul e recifes. Em muitas das nossas unidades fabris, de I&D e de distribuição estamos a dar apoio aos habitats naturais, a plantar árvores, a instalar abrigos para aves, etc. Muitas das nossas instalações, em todo o mundo, adotaram e apoiam uma espécie local em perigo ou ameaçada, em muitos casos com o envolvimento direto dos colaboradores locais.

Parcerias com as Comunidades
A Bristol-Myers Squibb apoia esforços ambientais desenvolvidos pelas comunidades em que está inserida e onde opera.

Reuniões Ecológicas
Estamos a reduzir as deslocações por terra e por ar, com vista a diminuir o número de reuniões apenas às essenciais e realizando as outras via vídeo ou teleconferência, sempre que possível.

Minimização do Impacto Ambiental
Alguns exemplos de projetos implementados ou experimentais são:
  • As nossas instalações nos EUA passaram a utilizar papel com 30% de conteúdo reciclado e, nas nossas instalações de Nova Jersey e Connecticut, eliminámos a utilização de poliestireno nas cantinas. 
  • A equipa de Tecnologia de Informação descobriu que removendo os screen savers de todos os computadores dos colaboradores nos EUA seriam poupados 1,9 milhões de kilowats de energia, representando uma poupança de $266.000 por ano.
  • Nos escritórios, os interruptores de luz possuem sensores, por forma a que as luzes se desliguem automaticamente quando o escritório se encontra vazio.
  • O grupo que supervisiona as instalações da companhia está a pôr em prática um projeto experimental de urinóis sem descarga de água, poupando cada um até 30.000 galões de água por ano.
  • É uma prática padrão a reciclagem de papel, cartão, garrafas de vidro e de plástico, toners de impressoras, solventes, pilhas, equipamento eletrónico e computadores.
  • O nosso grupo de embalagens está a desenvolver opções mais eficientes para produtos que requerem manutenção a baixas temperaturas durante a distribuição e introduziu novos meios de distribuição que reduzem substancialmente o desperdício de material.

Para saber mais sobre as nossas práticas e iniciativas globais de Sustentabilidade e Ecologia, visite o nosso website sobre Sustentabilidade.

 
 
 
Go Green Video
GoGreen: Our Commitment to the Environment

A transformação da companhia numa empresa Biofarmacêutica líder de nova geração implica um alinhamento sólido com práticas empresariais ecológicas e sustentáveis. ver vídeo >>